segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PROGRAMAÇÃO DO BOTE FÉ - Pau dos Ferros/RN


No dia 25 de agosto de 2011 em Madri, os jovens brasileiros que participavam da Jornada, receberam das mãos do Papa Bento XVI a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, que chegaram ao Brasil dia 18 de setembro, em São Paulo, iniciando assim a preparação para Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013 aqui no Brasil. dai teve-se a idéia de criar o "Bote Fé".

"O 'Bote Fé' é um evento de acolhida da Cruz Peregrina e quer reforçar entre os católicos a importância da Evangelização da juventude. Segundo D. Tarcisio - bispo auxiliar de São Paulo/ SP, em entrevista ao site Jovens Conectados esta 'é uma convocação para os jovens, de modo especial, 'botarem Fé em Cristo', acreditarem nele, se firmarem em Cristo, como base de sua fé'. E completa, 'mas também é uma convocação para toda Igreja a uma atividade missionária para animar as comunidades, melhorar a auto-estima, acreditar realmente que Cristo ressuscitou, que Cristo é vida" (FONTE: Site da RCC -Brasil).
Com grande expectativa a Paróquia da Imaculada Conceição de Pau dos Ferros, em Comunhão com as demais paróquias do Zonal Alto-Oeste, se prepara em grande estilo para receber os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Será realizado um grande evento que vem ocorrendo em todo o Brasil pelos lugares onde estão percorrendo os símbolos da JMJ. Será o BOTE FÉ. Em Pau dos Ferros se chamará: BOTE FÉ PAU DOS FERROS.
O evento faz parte de uma preparação da Igreja do Brasil para a realização da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em Julho de 2013. Este evento reunirá jovens do mundo inteiro no Rio de Janeiro e será também marcado pela presença do Papa Bento XVI. Até lá, os símbolos da JMJ vão peregrinar todo o país e percorrer todas as Dioceses do Brasil. A ideia é que eles passem por todos os dezessete regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Os símbolos são: a Cruz (conhecida como Cruz da Jornada Mundial), que foi um presente dado pelo papa Beato João Paulo II no Ano de 1984 aos jovens e um quadro com o ícone de Nossa Senhora. A Diocese de Mossoró acolherá esses símbolos de 14 a 17 de Fevereiro quando eles serão entregues a Diocese de Sobral no Ceará.
A Cidade de Pau dos Ferros acolherá os símbolos na tarde do dia 15 de Fevereiro a partir das 17h. Os símbolos percorrerão a cidade em carreata e passarão por Bairros da zona central e da periferia. No percurso da carreata os símbolos irão em um carro aberto e passarão por pontos turísticos e conhecidos da cidade como a praça de eventos Nossa Senhora da conceição (uma das maiores do RN) e o Obelisco da Praça Monsenhor Caminha.
Chegando ao adro da Matriz da Imaculada Conceição será feito um momento solene com autoridades locais e religiosas e em seguida uma via-sacra até o Éden Clube (um dos espaços mais conhecidos da cidade). A partir das 21h serão realizados shows, apresentações culturais (apresentando a cultura do povo pauferrense e de cidades vizinhas), testemunhos de jovens e a exposição da cruz e do ícone durante toda a madrugada. O encerramento acontecerá com a Santa Missa às 05h do dia 16 quando os símbolos serão entregues a cidade de Itaú.
O BOTE FÉ Pau dos Ferros deverá ser um dos maiores eventos de massa dos últimos tempos realizados na Paróquia de Pau dos Ferros. Jovens de todo o zonal Alto-Oeste virão em
CARAVANAS PARA PARTICIPAREM.
A cidade foi escolhida para sediar este evento por estar bem localizada e ser polo de ligação entre todas as demais que compõem as Paróquias do Zonal Alto-Oeste. Desde que a noticia da visita da cruz e do ícone chegou na cidade tem sido feita grande mobilização na Paróquia, das pastorais, movimentos, a juventude paroquial , da cidade e das paróquias circunvizinhas. Será um momento histórico e um grande incentivo para que os Jovens participem da Jornada Mundial que ocorrerá em Julho de 2013.
O momento será marcante porque Pau dos Ferros estará sobre os olhares do mundo inteiro durante a noite e a madrugada do dia 15 de Fevereiro. O BOTE FÉ é um evento de grande respaldo nacional e internacional, com matérias já publicadas em jornais do país e do mundo. Será a primeira vez em toda a História que um evento realizado em Pau dos ferros terá uma dimensão internacional. A Cidade que tem cerca de 28.000 habitantes tem mostrado que está preparada para acolher os Jovens de toda região. Uma estrutura está sendo montada para acolher os peregrinos e proporcionar que todos conheçam a cultura pauferrense e a força da Fé do povo Pauferrense que venera a Imaculada Conceição e tem como sua padroeira. Acompanhe a programação do BOTE FÉ PAU DOS FERROS e participe! BOTE FÉ na Juventude!


Fonte: PF online

Nenhum comentário:

Postar um comentário